Vírus importantes na Veterinária
Essa família assume importância para pequenos animais, pois dentro dela está o vírus da cinomose , que afeta principalmente cães jovens.
Caracteristicas:
-vírus envelopado
-RNA fita simples (-), não tem a capacidade de serem seus próprios RNA mensageiros, ou seja, no ciclo de replicação viral tem que haver a transcrição do RNA mensageiro para depois vírus.
- Replicação, essencialmente, dentro do citoplasma da célula. Não usam o núcleo para nada.
2 subfamílias: Paramyxovirinae e Pneumovirinae, divididas em 5 gêneros, cada um contem vírus de importância em veterinária. A subfamília Paramyxovirinae é a mais importante dentro da veterinária porque tem associado o vírus da cinomose canina e o vírus da NewCastle, uma das mais importantes viroses aviárias.
Morfologia:
-Vírus grandes
-Simetria icosaédrica
-Envelopados- existem varias proteínas de absorção e de fusão. No envelope, têm-se:
→ Glicoproteínas do envelope: (proteina de ligação-adsorção e glicoproteina F)
Proteína de ligação e proteína de adsorção que pode ser HN, H ou G (depende do vírus). No Paramyxovirus, a cinomose é a proteína HN, no vírus da Newcastle é a proteína H. Não são todas as proteínas de adsorção que ocorrem na mesma partícula viral, elas podem mudar de acordo com a partícula viral; se a proteína é HN, H ou G, o receptor celular na célula da espécie afetada modifica. A importância das glicoproteinas de envelope é que elas fazem a ligação/adsorção do vírus aos receptores celulares, a célula alvo vírus.
Junto a essas proteínas de adsorção o Paramyxovirinae tem uma proteína, chamada de proteína F ou glicoproteina F, que é uma proteína de fusão, fusiona o envelope viral com a membrana citoplasmática da célula para o vírus fazer a etapa de penetração.
→ Proteínas de nucleocapsídeo: (proteína N, proteína P, proteína L)
Importantes para o ciclo de replicação, mas especificamente, importante na cópia dos genomas virais.
A proteína N, chamada de nucleoproteína, é