Mct classificação dos solos
MCT CLASSIFICATION OF TROPICAL SOILS
Henrique Rodrigues Rocha - 7°A. Eng. Civil
1. Características gerais dos solos lateriticos e saprofíticos
1.1 Solos lateríticos
São solos intemperizados que são encontrados principalmente nas regiões tropicais do mundo. Os minerais encontrados nesses solos são muitas vezes umedecidos, e ricos em óxidos de alumínio e de ferro. Devido ao óxido de ferro o solo é geralmente vermelho. O nome laterítico é um termo usado em regiões tropicais quentes para descrever este tipo de solo que inclui latossolos e outros tipos de grupo de solos como o podzólicos.
1.2 Solos Saprofíticos
"Sapro" significa "pobre" em latim.
São solos que resultam da decomposição e/ou desagregação "in situ" da rocha matriz pela ação das intempéries (chuvas, insolação, geadas), mantendo ainda de maneira nítida a estrutura da rocha que lhe deu origem. São solos, genuinamente residuais, isto é, derivam de uma rocha matriz e as partículas que a constituem permanecem praticamente no mesmo lugar em que se encontravam em estado Pétreo. Constituem a parte subjacente à camada de solo superficial laterítico aparecendo somente na superfície do terreno através de obras executadas pelo homem ou erosões. São mais heterogêneos e constituídos por uma mineralogia complexa, contendo frequentemente minerais ainda em fase de decomposição. São designados também de solos residuais jovens, em contraste com os solos superficiais lateríticos que seriam maduros.
3. Relação entre o uso do mini-CBR e a caracterização dos solos tropicais
Limitações dos procedimentos tradicionais para caracterizar e classificar os solos com base na granulométrica e limites físicos (L e IP). Tais índices são incapazes e insuficientes para distinguir os principais tipos de solos tropicais, de propriedades diversas, conhecidos como lateríticos e saprofíticos, inadequadamente designados em outros países, de