Centro Administrativo de Uberlândia - Analise projetual
Uberlândia, agosto de 2013.
Este trabalho tem por objetivo, realizar a análise centro administrativo de Uberlândia, a partir do estudo da implantação, dos recursos arquitetônicos e dos materiais utilizados, tendo em vista a busca por um maior conforto dos usuários, bem como por uma maior eficiência energética e sustentabilidade do ambiente construído. E a partir destas análises, indicar sugestões de mudança, em termos de soluções projetuais, para as propostas com as quais não concordem.
O trabalho incluirá a análise dos seguintes aspectos: análise do clima do local quanto às condições de: temperatura; umidade relativa do ar; insolação; ventos e precipitações; configuração espacial e distribuição dos fluxos; estratégias projetuais adotadas (tais como: ventilação; resfriamento evaporativo; massa térmica; umidificação; aquecimento solar passivo; resfriamento e/ou aquecimento artificial) e sua coerência em relação ao clima do local; Orientação solar: insolação das fachadas; presença de elementos de proteção solar; materiais e sistemas construtivos: desempenho térmico e acústico dos materiais e estratégias de eficiência energética e sustentabilidade adotadas.
BREVE HISTÓRICO
A construção do Centro Administrativo de Uberlândia ocorreu de 1990 a 1993, durante a administração do prefeito Virgilio Galassi. O projeto arquitetônico é de autoria dos arquitetos Acácio Gil Borsoi e Milton Leite Ribeiro. O conjunto arquitetônico possui cerca de 26.000 m² de área construída implantado em terreno cuja área é de aproximadamente 38.000 m². Considerado uma forte intervenção Urbanistica foi implantado no bairro Santa Mônica, próximo ao Shopping Center e o Campus Santa Mônica, da Universidade federal de Uberlândia.
Figura: Centro Administrativo de Uberlândia.
Fonte: Revista Projeto 166 / 1993 – Um novo Centro vetor de Crescimento para Uberlândia.