História da educação
Disciplina: Estudos Históricos em Educação I
Professor: Cláudio
Aluna: Rosemary de Jesus Sousa Silveira
Curso: Pedagogia - I Semestre
Resposta do Questionário do Texto História da Educação
1- Relacione os conceitos de trabalho e história.
R- A história é a interpretação da ação do homem no tempo e o trabalho modifica a sua maneira de pensar, agir e sentir, e pelo trabalho o homem se autoproduz ao mesmo tempo que produz a sua história.
2- O que significa dizer que o fenômeno educacional não é neutro nem apolítico?
R- De acordo com o texto a educação não é neutro porque ela está intrinsicamente ligada aos problemas econômicos, políticos e sociais do seu tempo, ela não se encontra separada do mundo e nesse sentido reflete as disparidades e as lutas sociais.
3- Qual é a importância da filosofia para a teoria da educação?
R- Por ter sempre presente o questionamento sobre o que é educação, a filosofia contribui para que ela não resulte em adestramento ou qualquer tipo de pseudo-educação, nem que a pedagogia se torne dogmática. A filosofia da educação é importante por denunciar as formas ideológicas que utilizam a educação como instrumento de poder.
4- Em que sentido há diferentes filosofias da história subjacentes às diversas formas de estudar a história?
R- De forma implícita ou explícita, a filosofia da história orienta o trabalho do historiador. Há, por exemplo, diversas concepções que explicam os fatos como se eles se sucedessem no tempo de forma linear, descrevendo os homens em busca de um aperfeiçoamento progressivo de realidades latentes. O filósofo investiga então os conceitos subjacentes à ação educativa que nem sempre se encontram explicitados: os pressupostos antropológicos (o que é o homem?), os epistemológicos (o que é conhecer?), os políticos (onde está o poder?). Essa investigação radical- no sentido etimológico de ir até às raízes, ao fundamento – tornará a ação educacional mais