Trabalho Heliodon 1
Para realizarmos a análise referente à insolação nas fachadas do edifício estudado, utilizamos o aparelho chamado Heliodon.
O Heliodon é um equipamento utilizado para simular o movimento aparente do Sol, em qualquer local da Terra, para ajustar o ângulo entre uma superfície plana e um feixe de luz e assim combinar o ângulo entre um plano horizontal em uma latitude específica e o feixe solar. Heliodons são usados por arquitetos e estudantes da arquitetura, além de outras áreas e profissões. Colocando-se um edifício modelo (maquete) no heliodon e fazendo incidir sobre ele uma fonte luminosa, conforme os ângulos solares, o observador pode ver como o edifício se comporta em relação ao Sol em várias datas e horas do dia.
Abaixo temos a representação das fachadas do Mercado Municipal:
A análise foi feita considerando-se 5 situações diferentes, conforme podemos ver na tabela abaixo:
Data
Hora
Azimute
H solar
Situação 1
/
70°
40°
Situação 2
/
30°
90°
Situação 3
/
120°
20°
Situação 4
/
55°
55°
Situação 5
/
130°
27°
3. DIAGNÓSTICO
Situação 1: Na foto 1 podemos ver a Fachada Noroeste, que recebe diretamente os raios solares. Podemos notar que devido à altura solar, os raios adentram pelas portas da fachada, sem atingir a Fachada Sudoeste (foto 2). Devido a isso, no Projeto as portas desta Fachada Noroeste são constituídas de barras de ferro, semelhantes à brises, para amenizar a insolação, e as paredes desta fachada são mais grossas que as outras. Na foto 3 podemos ver que os raios solares não atingem a Fachada Nordeste neste horário, sendo projetada uma sombra por esta fachada. E na foto 4 podemos ver que o mesmo ocorre, e que a maior sombra projetada se dá pela Fachada Sudeste. Na foto 5 podemos ver melhor a cobertura, com o sol atingindo mais a parte frontal da mesma.
Situação 2: Foto 1Foto 2
Na foto 1 podemos ver a Fachada Nordeste, que não recebe diretamente os raios solares. Podemos notar que devido à altura solar, os raios não