Análise de filmes a partir de uma concepção analista do comportamento –
Ivan Petrovich Pavlov (1849) estudou reflexos biologicamente estabelecidos, assim como os processos pelos quais novos estímulos se associam a estes reflexos. Também chamado de condicionamento clássico e condicionamento respondente, o tipo de aprendizagem que Pavlov descobriu afeta quase todos os reflexos, incluindo salivação, piscar, resposta sexual, respostas emocionais e sintomas psicossomáticos.
Assim o reflexo condicionado proposto por Pavlov, se dá através da relação estabelecida entre estímulos e respostas, onde um estimulo neutro pareado a um estimulo incondicionado acaba gerando uma resposta incondicionada, sendo que após algum tempo a presença do estimulo neutro por si só, acaba eliciando uma resposta condicionada.
O filme Batman Begins conta história da origem do Cavaleiro das Trevas. Na busca pelos assassinos dos seus pais, Bruce Wayne viaja pelo mundo reunindo recursos para combater a injustiça e amedrontar aqueles que semeiam o medo. Esses medos foram “adquiridos” na infância, como medo de morcegos, lugares escuros. Com a ajuda de seu mordomo de confiança Alfred, do detetive Jim Gordon e de seu aliado com muitos recursos Lucius Fox, Bruce Wayne retorna para Gotham City e mostra seu outro lado, Batman, um vigilante mascarado que se torna um símbolo de medo para todos os criminosos da cidade.
Realizando a aplicação do conceito de Pavlov citado a cima com o filme , fica clara uma ocorrência do condicionamento pavloviano, na cena que o Bruce ainda criança cai em um poço escuro, e acaba sendo atacado por morcegos, que o deixa com medo do animal durante um bom tempo. Nessa cena houve um pareamento de estímulos onde os morcegos serviram de estimulo neutro, o poço escuro como estimulo incondicionado que tinha como resposta o medo. Assim simplesmente ao ver os morcegos a resposta de medo era eliciada devido ao pareamento feito