Análise de filme A Onda
Trata de vários assuntos simultaneamente como à falta de interesse do aluno em aprender, falta de respeito com o professor e como é difícil ser professor. Fora de ambiente escolar, mostra também o desinteresse dos pais na vida dos filhos, causando a falta de orientação e sentido nas vidas dos jovens, tema esse que é corriqueiro em matérias de “bem-social”. Na mesma ponte, a falta de conhecimento, de orientação aos jovens, causa a procura de ideologias, de um mestre para ser seguido.
Além do mais, mostra a capacidade do ser humano em chegar a ponto de praticar atos que ferem a dignidade, a moral e a ética do ser humano, quando podem se esconder “atrás do coletivo”.
Vemos cenas parecidas, em torcidas organizadas, onde a dominação da ideologia adquirida é grande, como os uniformes, os cantos, a devoção emocional obrigatória porém inconsciente. São capazes de fazerem uma festa ao time, como também, se transformarem em monstros para discutir, brigar, matar os “inimigos” que vão contra os seus ideais. Fazer parte de uma torcida organizada faz com que o grupo sinta uma sensação de poder enorme, de soberania ilimitada, podendo quebrar qualquer regra social para impor seus valores.
Ou como lideres religiosos, que usam de sua imagem, de seus devotos e a sua falsa fé, para manipular os fiéis a pensarem do modo deles, um caso atual é a perseguição contra os homossexuais.
Assim é o grupo “A Onda”, o professor persuade os alunos através de confiança, respeito e o sucesso através da disciplina. Assim como para vencer no jogo de futebol é necessário ter disciplina para vence-o. Como é necessário disciplina de horas e horas para desenvolver habilidades quaisquer que sejam.
Após o incentivo é implantado o novo código de comportamento para a classe, como a postura ereta; justificando que a posição correta facilita a respiração e o bom entendimento da