Análise de Ensino
ENGENHARIA METALÚRGICA E DE MATERIAIS
Eduardo Cavalcante da Silva1; Fernando José Gomes Landgraf²
1
Escola Politécnica, USP, Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais
Av.Prof. Mello Moraes,2463
05508-900, São Paulo-SP
Email:ecs1979@gmail.com
Resumo: Este trabalho visa o método de avaliação que foi utilizado(questionário) e análise da aprendizagem de alunos de pós graduação strict sensu através dos métodos ministrados pelo profº.Fernando José Gomes Landgraf. Optou-se por fazer uma investigação estocástica do questionário utilizado, o qual é aplicado na Universidade Federal de Viçosa.
Palavras-chave: Avaliação, aprendizagem, questionário, pós-graduação
1.
INTRODUÇÃO
As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. Desta forma, a análise dos relacionamentos entre professor/aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das conseqüências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana.
Neste sentido, a interação estabelecida caracteriza-se pela seleção de conteúdos, organização, sistematização didática para facilitar o aprendizado dos alunos e exposição onde o professor demonstrará seus conteúdos. No entanto este paradigma deve ser quebrado, é preciso não limitar este estudo em relação comportamento do professor com resultados do aluno; devendo introduzir os processos construtivos como mediadores para superar as limitações do paradigma processo-produto.
Segundo GADOTTI, o educador para pôr em prática o diálogo, não deve colocar-se na posição de detentor do saber, deve antes, colocar-se na posição de quem não sabe tudo, reconhecendo que mesmo um analfabeto é portador do conhecimento mais importante: o da vida. Desta maneira, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente