ENSINO DE GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA
ENSINO DE GRAMÁTICA E ANÁLISE LINGUÍSTICA
Claudia de Souza Teixeira1
Resumo: Este artigo trata de diferentes abordagens no ensino de gramática e dá destaque à
“análise linguística” (AL). Mostra que a prática de AL é essencial no ensino de língua portuguesa, pois capacita o aluno a compreender os usos dos recursos linguísticos e a utilizá-los nos diversos gêneros textuais.
Palavras-chave: Ensino; Língua Portuguesa; Gramática; Análise Linguística; Gêneros Textuais
Abstract: This article deals with different approaches in grammar teaching and gives emphasis on “linguistic analysis” (LA). Shows that the practice of LA is essential to Portuguese language teaching because enables the student to understand the uses of language resources and to use them in the various textual genres.
Keywords: Teaching; Portuguese Language; Grammar; Linguistic Analysis; Textual
Introdução
Diante do baixo desempenho dos alunos brasileiros quanto à compreensão e produção textuais, evidenciado nas salas de aula e nas avaliações oficiais, é preciso reconhecer que a escola não tem cumprido com eficiência seu papel no desenvolvimento das habilidades linguísticas das crianças e jovens. Nesse quadro, cabe, em especial, ao professor de língua materna repensar as práticas pedagógicas e as abordagens adotadas até então e procurar meios de minimizar as dificuldades dos alunos.
Com relação à leitura e à escrita, já está claro que se deve privilegiar, nas aulas, a prática de análise e produção contextualizada dos diferentes gêneros textuais; no entanto, ainda permanecem dúvidas e contradições quando o assunto é o estudo da gramática.
Muitos professores continuam a enfatizar a metalinguagem, tentando levar os alunos a dominar conceitos que pouco os ajudarão no desenvolvimento das habilidades linguísticas.
Este artigo defenderá, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua
Portuguesa (PCN-LP), que só uma proposta que associe “reflexão” e “uso” poderá efetivamente