Análise de conforto em uma edificação
A Disposição da forma arquitetônica influencia no conforto mental que expressa a satisfação do homem com o ambiente térmico que o circunda. A não satisfação causada pela sensação de desconforto pelo calor ou pelo frio, pelo som ou pela iluminação indica falhas na elaboração dos estudos arquitetônicos viáveis. Na busca de obter uma moradia com o máximo de conforto, realizou-se vários estudos, vale a pena ressaltar que não existe uma solução ótima, que atenda a todas as áreas de conforto do ser humano, desta forma, o intuito é melhorar e reduzir os impactos causados por efeitos naturais.
Análise I – Plano Diretor e Código de Obras da Cidade de Macapá
O Terreno localizado no setor de lazer 03 onde permite-se: residência multifamiliar; Verticalização alta com até 38m de altura; Baixa densidade; Taxa de ocupação de 50%; Taxa de permeabilizacão mínima de 25%; Afastamento frontal de 5 m ou 0,25 x H, laterais e fundo 2,5 m ou 0,35 x H; Art. 149. O comprimento máximo das edificações para residência Multifamiliar não poderá exceder de 40,00 m em qualquer de seus lados.
Macapá é a capital do Estado do Amapá. Localizada no sudeste do Estado,é cortada pela linha do Equador e localizada às margens do Rio Amazonas. Com altitude de 14 m acima do nível do mar. O clima é equatorial quente-úmido e temperatura máx. entre 32,6 °C e a mín. entre 20 °C.
Localização Geográfica
Análise Bioclimática
A partir de um banco de dados pré-estabelecido no programa analisa-se a circulação dos ventos e a zona de conforto. Conclui-se que a maior captação dos ventos vem do NO, assim as menores fachadas ficarão para o N e S.
Entorno
Localizado no Distrito da Fazendinha ao entorno existem residências simples, e não existem grande edificações que possam causar obstáculos ou que possam ser prejudicadas.
Terreno
O terreno possui dimensões de 30m x 55m, este não possui desnível considerável, sendo