Desempenho Térmico
Métodos Avaliativos de Desempenho Térmico de Edificações A base para o estudo de desempenho térmico de edificações começa através da norma ABNT NBR-15575, que regulamenta o desempenho geral de edificações de até cinco pavimentos, em que este se complementa com a norma ABNT NBR-15220-1 a 15220-5. O objetivo da avaliação de desempenho é a analise e adequação ao uso de um sistema ou de um processo construtivo para uma determinada função, independente da solução técnica. A forma de avaliação segue um processo sistemático baseado em métodos consistentes produzindo interpretação objetiva sobre o comportamento esperado e as condições definidas. Para isto é necessário domínio de uma ampla base de conhecimentos específicos sobre cada aspecto funcional, materiais, técnicas de construção, exigências dos usuários e condições de uso.
O método de ensaio e seus resultados devem ser aplicados conforme texto normativo. A análise deve contemplar as características bioclimáticas da região conforme a norma ABNT NBR-15220-3, visando o comportamento interativo entre fachada, cobertura e piso.
O procedimento a ser adotado está descrito na norma ABNT NBR-15575-1 sendo:
1 – Simplificado (Normativo); verificação do atendimento aos requisitos e critérios para fachadas e coberturas, estabelecidas nas normas ABNT NBR-15575-4 e 15575-5, para os sistemas de vedação e para os sistemas de cobertura.
2- Simulação (Informativo); verificação do atendimento aos requisitos e critérios estabelecidos na ABNT NBR-15575-1, por meio de simulação computacional de desempenho térmico do edifício.
3- Medição (Informativo); verificação do atendimento aos requisitos e critérios estabelecidos na ABNT NBR-15575-1, por meio da realização de medições em edificações ou protótipos construídos.
Fluxograma de acordo com ABNT NBR 15575-1, adaptado pelos autores.
Avaliação mais detalhada de desempenho pode ser feita