Questões de psicologia
1 - O conhecimento científico é produzido por uma investigação científica, através de métodos ou procedimentos que buscam soluções para os problemas de ordem prática da vida diária. No cotidiano, sem a ciência, é usado o conhecimento empírico ou senso comum, que é aquele que não precisa de comprovação, mas existe.
Eles se aproximam e se afastam. Aproximam-se: porque a ciência se refere ao real. Afastam-se: porque a ciência abstrai a realidade para compreendê-la melhor.
2 - Senso Comum é um saber que se adquiri com a vivência e não precisa de conclusões científicas, mas é muito útil para guiar o homem na sua vida. Ele integra de um modo precário o conhecimento humano. É justamente o conhecimento que vamos acumulando no nosso dia-a-dia
Exemplos: esfregar uma aliança de ouro até esquentar e por em cima do “ter-sol” acaba com ele; chá de camomila acalma; gatos de três cores são sempre fêmeas; chá de boldo cura problemas no fígado.
3 - Objeto especifico, linguagem rigorosa, métodos e técnicas específicas, objetividade e processos cumulativos do conhecimento.
4 – O senso comum é uma opinião baseada em hábitos, preconceitos, tradições cristalizadas, enquanto o conhecimento científico em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e na exigência de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. 5 - É o homem em todas as suas expressões: as visíveis (comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas ( porque somos todos assim).
6 – São sensações não compreendidas pela pessoa, (subjetivamente). Acontecimentos passíveis de esclarecimento apenas à luz da Psicologia, de sua análise, daí acontecem à explicação do fenômeno.
7 - É a síntese singular e individual que cada um de nós vai construindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural (é o que nos diferencia das outras pessoas).
8 – O conhecimento