Questões de psicologia
1. Qual a relação entre cotidiano e conhecimento científico? Dê um exemplo de uso cotidiano do conhecimento científico (em qualquer área).
R: O cotidiano está inserido no conhecimento que não é comprovado cientificamente e sim em fatos que vivenciamos ou até mesmo por informações que foram passadas e repassadas por décadas. O conhecimento científico é estudado, testado e comprovado por sua veracidade. Porém, enquanto o conhecimento cientifico hoje pode ser comprovado, a alguns anos atrás poderia ser totalmente errado. A posição ideal para um bebê dormir, por exemplo. A cada pesquisa e teste para encontra-la a que haviam comprovado que era a melhor se modifica.
2. Explique que é senso comum. Dê um exemplo desse tipo de conhecimento.
R: É o saber adquirido através de experiências vividas e conhecidas no cotidiano. Vindos através as tradições, costumes, hábitos, norma e saberes que nos são passado por gerações.
3. Explique o que você entendeu por visão-de-mundo.
R: Visão de mundo vem do senso comum. É o conhecimento humano construído pelo lugar, estudo, posição histórica e social.
4. Cite alguns exemplos de conhecimentos da Psicologia apropriados pelo senso comum.
5. Quais as diferenças entre senso comum e conhecimento científico?
6. Explique “Subjetividade”
R: Subjetividade nos tempos atuais, é tentar compreender a produção de novos modos de ser, isto é as subjetividades emergentes, cuja fabricação é social e histórica.
7. O que é subjetividade?
R: É a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural. É uma síntese que nos identifica, de um lado, por ser única, e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que constituem são experimentados no campo comum da objetividade social. Subjetividade é a maneira de sentir, pensar, sonhar, amar e fazer de cada um.
8. Por que a subjetividade não