Análise de cartéis no Brasil
Módulo:02
Atividade: Individual
Título: Análise de cartéis no Brasil
Aluno: Fernanda Pereira Yano
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: 321
Introdução
Um cartel é caracterizado pelo acordo de práticas de mercado, geralmente secreto, entre empresas concorrentes. Essas práticas incluem combinação de preços, volume de produção, regiões de atuação, e, recentemente, redução na quantidade de produto oferecido em cada embalagem.
A prática de cartel é caracterizada por qualquer tipo de combinação entre empresas que esteja restringindo a livre concorrência.
Os cartéis têm como objetivo principal aumentar os lucros das empresas participantes, porém, causam grande dano aos clientes dessas empresas e ao cenário econômico em geral. Segundo estimativas da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os preços praticados pelos cartéis, quando comparados a preços de produtos similares em mercados competitivos, chegam a ser 20% mais altos. Por isso, o Brasil tem como uma de suas prioridades, desde 2003, o combate a prática de cartéis.
Setores com maior incidência de cartéis
Geralmente os cartéis se formam em mercados onde exista pequeno número de concorrentes e produtos ou serviços que se enquadram nos ditos commodities, ou seja, aqueles que apresentam características semelhantes e poucos diferenciais entre diversos fornecedores.
Os setores atingidos por esta conduta são os mais diversos possíveis, desde sucos de laranja até aviação.
O setor de combustíveis é cenário constante da cartelização por seu produto ser homogêneo, haver semelhança dos custos, barreiras regulatórias e atuação ativa por parte de Sindicatos de forma a auxiliar na uniformização ou coordenação das condutas comerciais de seus filiados.
“Somente no último ano grandes empresas ligadas à aviação civil, cimentos, gasolina, genéricos, vergalhões de aço, vitaminas, transporte coletivo urbano, dentre outras tantas foram alvos de investigações