Análise da formação de cartéis no brasil e suas consequências
Título: Análise da formação de cartéis no Brasil e suas consequências
Disciplina: Introdução à Economia Turma: IEPOS_T0167_0612
Introdução
Um cartel é a formação de uma união (de acordo firmado ou não), entre empresas diferentes que apresentam interesses comuns. Essa união pode resultar no alcance de um monopólio de mercado de modo a possibilitar o controle da produção e das condições de venda para atender ou, até mesmo limitar uma demanda específica. A formação de um cartel também pode surgir no interesse comum entre diferentes empresas para controlar a determinação de preços e a fixação das margens de lucro sobre um determinado bem que oferecem em comum. Apesar de considerado ilegal em muitos países, é um fenômeno comum de acontecer em economias capitalistas, prejudicando a participação de outras empresas, concorrentes, que oferecem produtos ou serviços semelhantes (FALCO, 2012).
A formação de cartéis é prejudicial à livre concorrência. Isso acontece porque os agentes que deveriam competir comercialmente entre si estabelecem um acordo de cooperação que afeta a eficiência do mercado. Como resultado, os mecanismos de equilíbrio deixam de funcionar. Dessa forma, os preços e as quantidades dos produtos oferecidos pelas empresas do cartel deixam de ser determinados pelo ponto de equilíbrio entre a demanda e a oferta (EDUARDO, 2012).
Conforme estudamos no módulo 1 do presente curso, a lei de demanda e da oferta, com seu respectivo ponto de equilíbrio é o que regulamenta o preço e a quantidade dos produtos no mercado. E este desajuste gerado pelos cartéis implica em preços abusivos e menor produção, se comparados à situação de concorrência.
O objetivo desse trabalho é discorrer sobre os cartéis, apresentando os setores mais comuns de incidência, consequências para a economia brasileira e ações que são e devem ser adotadas para prevenção e punição dessa prática.
Setores com maior incidência de cartéis
A livre economia de