Análise da Formação de Cartéis no Brasil e suas conseqüências
Atividade: Cartéis
Título: Análise da Formação de Cartéis no Brasil e suas conseqüências
Aluno: Evilym Machado
Disciplina: Introdução à Economia
Turma: IEPOS_T0204_1012_E1
Introdução
A abordagem sobre o tema da formação de cartéis no Brasil e suas conseqüências, será realizada através de exemplos que visam elucidar as vertentes deste assunto que margeia a política e a economia de todos os países envolvidos.
Setores com maior incidência de cartéis
Indubitavelmente onde há maior incidência de cartéis é o petrolífero, sendo a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) o único cartel petrolífero legalizado no mundo, conforme acusa José Rodrigues dos Santos, em seu livro “O Sétimo Selo”.
A OPEP é considerada um cartel devido a seus principais objetivos que visam proteger o produto (petróleo) e produtor criando com isso políticas unilaterais, deixando à o consumidor à margem, sem a possibilidade de escolha.
É relevante ressaltar quais são os objetivos da OPEC (em inglês) para a compreensão do que é um cartel e porque há maior incidência no setor petrolífero.
Controlar o volume de produção
Controlar os preços de venda de petróleo no mundo (nos países membros)
Definir estratégias de produção
O objetivo principal da Organização é a coordenação e unificação das políticas de petróleo dos países membros e a determinação dos melhores meios para salvaguardar a seus interesses, individual e coletivamente. A Organização deve conceber formas e meios de assegurar a estabilização dos preços nos mercados internacionais de petróleo, com vista a eliminar flutuações nocivas e desnecessárias.
Deverá prestar-se dado em todos os momentos para os interesses dos países produtores e para a necessidade de garantir um rendimento estável para os países produtores; uma eficiente, econômica e regular fornecimento de petróleo para os países consumidores, e um retorno justo sobre seu capital para aqueles que investem na indústria do