Projeto plantas medicinis

3318 palavras 14 páginas
Universidade Regional de Blumenau Centro de Ciências Exatas e Naturais Departamento de Química

Controle de Qualidade de produtos elaborados com plantas medicinais e consumidos na forma de chás, produzidos em Santa Catarina.

Acadêmico: Cleiton Justen

Blumenau 2011
1. RESUMO

Com o objetivo de avaliar a qualidade de produtos elaborados com plantas medicinais, utilizados na forma de chás, serão analisadas três amostras (valeriana, rosa branca e amora branca) comercializadas em farmácias e supermercados de Blumenau, provenientes de indústrias de Santa Catarina. Serão analisadas as informações técnico-científicas indicadas nos rótulos, de acordo com as exigências e obrigatoriedades da legislação brasileira, e embasamento na literatura científica. Também serão avaliadas as características sensoriais, a autenticidade e pureza dos produtos, através de análises qualitativas dos extratos para verificar a presença de compostos com efeitos fisiológicos e análises físico-químicas de umidade, cinzas, pH, óleos essenciais e cafeína, e análise microscópica.

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Praticamente todos os povos ou etnias do mundo usam plantas medicinais, ou seus derivados, de forma direta ou indireta para o tratamento de males que acometem o homem ou para atingir o estado de completo bem-estar físico, mental e social (KOROLKOVAS, 1996). Tal uso é comum nas nações em desenvolvimento, onde a Organização Mundial da Saúde estima que 80% das pessoas dependam da medicina tradicional (FARNSWORTH, 1997). De acordo com Canigueral et at. (2003), no mercado mundial cerca de 50% das plantas são usadas na alimentação, sendo estimado em 10000 o número de espécies vegetais medicinais. No Brasil, além das plantas medicinais serem comercializadas em feiras livres

Relacionados

  • Ariovaldo Franco De CACADOR a GOURMET Uma Historia Da Gastronomia
    61065 palavras | 245 páginas
  • Hitória da ciència
    183616 palavras | 735 páginas
  • Bioética
    119353 palavras | 478 páginas