Análise dos cartéis no brasil
Módulo: 1 e 2 Atividade: 1
Título: Análise dos cartéis no Brasil
Aluno: Ana Odete Monte Mitoso
Disciplina: Introdução à Economia Turma: 168
Introdução
Hoje em dia nos deparamos com a concorrência de mercado muito acirrada, antigamente o governo intervia em todos os assuntos econômicos do nosso país. Tudo começou a mudar desde a abertura de mercado, a diminuição das tarifas de produtos importados e a liberação de preços, que também antes era controlado pelo Estado, que decidia juntamente com os produtores os preços dos produtos, fixando preços mínimos e máximos. Com o passar dos anos o país trocou a Lei de controle de Preços, pela Lei da Oferta e da Demanda. Com essa mudança os consumidores e produtores, ou seja, o mercado, passou a buscar o ótimo entre a oferta, que reflete o desejo de vender dos vendedores e entre a demanda, que é o desejo de compra dos compradores. Contudo, sabemos que existem muitos fatores que impactam nestas duas leis, porém sempre se busca a satisfação para o mercado como um todo, tornando-o cada vez mais competitivo. Procura-se manter a difusão de princípios e normas, e o equilíbrio entre as partes, contribuindo assim para uma economia forte e um ambiente de concorrência saudável.
Recentemente o Brasil vem descobrindo que existem em vários setores formando cartéis, e que isso é uma grande ameaça para a economia, causando danos a sociedade e ao mercado.
Setores com maior incidência de cartéis
Sabemos que cartéis são acordos entre concorrentes para principalmente fixar preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercado de atuação, com o intuito de eliminar outros concorrentes e ou amentar os preços e consequentemente aumentar seus lucros em prejuízo ao bem estar do consumidor.
Os maiores setores com incidências de cartéis são os setores de combustíveis (postos de gasolina), aviação (compartilhamento de voos TAM e VARIG), ferrovias, portos, alimentos (Ambev), indústria de cimentos