Análise de amostra constituída por íons do 1º grupo
A química analítica é a ciência que estuda a teoria e os princípios dos métodos de análises químicas que nos permitem determinar a composição da substância ou da mistura. Pode ser dividida em química quantitativa, a que estabelece a proporção entre os elementos e os íons, e a química qualitativa, a que identifica os elemento ou íons de uma substância.
A análise qualitativa pode ser feita de duas maneiras. A primeira maneira é por via seca, onde o material, no estado sólido, a ser analisado, é aquecido através de uma fonte de calor (Bico de Bunsen) e pelo Postulado de Bohr, seus elétrons são excitados liberando luz (a coloração de cada cátion é única). Outra maneira é por via úmida, onde as reações químicas ocorrem entre íons em solução aquosa. A identificação e a confirmação de íons (cátions e ânions) são melhores quando realizadas em via úmida. Nas reações por via úmida, observa-se a interação entre a substância sob análise e os correspondentes reagentes em solução. Ocorrem transformações facilmente identificáveis as quais permitem confirmar a reação correspondente. Tais efeitos externos são: mudança da coloração da solução, precipitação (dissolução), desprendimento gasoso. Na análise de substâncias inorgânicas quase sempre se utiliza soluções aquosas de sais, ácidos ou bases. Esses eletrólitos, que são soluções que permitem a passagem da corrente elétrica devido à presença de íons livres na mesma, ao se ionizarem deixando íons livres na solução permitem a identificação dos mesmos.
02. OBJETIVOS:
Estudar algumas reações dos íons do 1° grupo e as condições experimentais (pH, temperatura) em que as mesmas devem, ser realizadas, com o objetivo de utilizá-las na identificação destes íons em uma amostra, para isso usar os testes por via seca ( prova da chama) e os testes por via úmida, onde há o teste do ph, o teste com ácido perclórico (HClO4) e o teste com hidróxido de sódio (NaOH).