A experiência de moradia
Local e data: Mariana, 19 de dezembro de 2012
Curso: Jornalismo
Disciplina: Introdução à Sociologia
Nome da tarefa: a experiência de moradia em Mariana ou Ouro Preto
Descrição da tarefa: Fatos vividos por estudantes recém-ingressos no curso de jornalismo da UFOP que exemplificam a experiência de moradia em Mariana ou Ouro Preto.
Danielle e Stênio
ESCOLHAS E DECISÕES NA VIDA UNIVERSITÁRIA
RESUMO
Desde a infância todos somos postos a prova na tomada de decisões, desde as mais simples, como o sabor do sorvete, até aquelas que exigem maior cautela e análise quanto à escolha do que cursar. Os jovens, que almejam a vida acadêmica, estão sujeitos a grandes decisões, como: Qual curso fazer? Em qual Universidade? Onde morar?
O objetivo do presente trabalho é mostrar como os estudantes recém-ingressos no curso de Jornalismo, pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Danielle e Stênio, fizeram essas e outras escolhas, levando em consideração os mais variados critérios. Uma vez escolhidos o curso e a universidade, deve-se decidir onde morar, Danielle optou por Ouro Preto pela tradição a cerca da Universidade e da vida universitária, já Stênio usou a calma da vida marienense como fator principal em sua escolha.
Entrevista
Com o Sistema de Seleção Único (SISU), que democratizou o ingresso em Universidades Federais espalhadas pelo Brasil, tornou-se ainda mais comum o deslocamento de estudantes em busca dos cursos e instituições de ensino de sua preferência. Na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) não foi diferente, Ouro Preto, Mariana e João Monlevade (cidades mineiras onde estão instalados os Campus da UFOP), recebem por ano milhares de alunos oriundos dos mais diferentes lugares do país.
O curso de Jornalismo da UFOP merece uma análise criteriosa por ser lecionado na cidade de Mariana e uma parcela dos estudantes optarem por morar em Ouro Preto (as cidades se distanciam por 12 quilômetros de Estrada