Análise da parte final da Apologia de Sócrates
Para Sócrates os que o condenaram, são na verdade os verdadeiros criminosos, condenados de verdade, declaram ainda que estão cumprindo a sua própria pena, a condenação significava o bem, já que a morte seria um sono eterno ou então um encontro com as pessoas que já haviam morrido, entre elas, grandes personalidades como Orfeu, Museu e Ulisses.
Para os juízes, significava apenas o mal, a condenação à pena máxima. Também significava evitar os aborrecimentos de terem de dar conta da própria vida
2.Mensagem aos que o condenaram
Socrátes prevê uma vingança muito mais severa do que sua pena de morte, dizendo que os censores daqueles que o condenarão serão em maior numero, tendo assim maiores aborrecimento.
3.Mensagem aos que o absolveram
Ele diz aos que o absolveram que estão vendo coisas boas que aconteceram a Sócrates, visto que seu demônio não se opôs em qualquer momento, desde que ele saiu de casa até o fim do julgamento e que isso, significava que a morte que se aproximava não era um mal, e sim um bem. Logo depois, passa a discursar acerca da morte segundo sua concepção.
4.Discurso acerca da morte
A morte, para Sócrates, é uma coisa boa, pois ou seria um sono eterno e profundo, ou seria uma passagem para outra vida, onde encontraria os mortos. Lá encontraria os verdadeiros juízes, pessoas que foram justas em vida e então.
5.Último pedido de Sócrates
Seu último pedido foi que perseguissem seus filhos, quando adultos, e que os punissem caso eles cuidassem mais das riquezas e de outras coisas do que da virtude e que reprovassem eles casos eles achassem que eram qualquer coisa não sendo nada.
1. Apresentar pequenas sínteses de cada ponto do guia de leitura
2. Citar algumas frases expressivas da autonomia, universalidade e radicalidade da filosofia socrática. Justificar a escolha.
3. Elaborar um texto explicitando o objeto, o método e o objetivo da missão