Análise da parte final da apologia de sócrates
1.1 O Significado da condenação de Sócrates para ele próprio e os juízes
Os juízes pensavam estar fazendo algum mal para Sócrates, fazendo-o sofrer, condenando-o à morte, mas na verdade, para Sócrates, tal condenação seria o alívio de sua alma, já que encontraria outros que morreram como ele, condenados injustamente, e que passaria a ser imortal, num lugar bem melhor que o mundo em que vivia. Ou seja, para Sócrates, os juízes o fariam um favor matando-o.
1.2 Mensagem aos que o condenaram
Sua mensagem na forte me parece ter sido ainda mais bela que outras já pregadas, onde mostra total perdão ao que o condenaram, pelo mesmo motivo citado acima, já que estavam fazendo um favor a ele, levando-o, sem saberem, para um lugar muito melhor, na outra vida... Afirma que não foi sua falta de argumentos que o levou a condenação e sim sua recusa a se defender indignamente e agir de forma que os jurados tivessem misericórdia dele. E os censura por considerar que a sua acusação prejudicará a cidade, que ficará conhecida por sentenciar um sábio à morte.
1.3 Discurso acerca da morte
Ele diz que há duas possibilidades na morte: ou apaga-se tudo sobre a existência do homem ao morrer, ou algo maravilhoso se for como o sono. Como dormir e acordar em outro lugar e não passar mais pela experiência de morrer. Melhor essa única noite, pra sempre, doa várias outras, sofrendo... Mesmo morrer naquelas circunstâncias para o filósofo, ainda se tratava de um bem, pois significava a sua libertação do mundo. Por este motivo seu daimon não o dissuadiu durante sua defesa. Sócrates deixa claro que não guarda rancor daqueles que o condenaram ou acusaram, estes acreditavam estar lhe causando um mal, o punindo, mas na verdade eles foram apenas um meio para que o bem se manifestasse.
1.4 Último pedido de Sócrates
Sócrates pede que seus filhos sejam atormentados pelos seus acusadores como fizeram com