Renascimento e seu legado.
Resumo sobre a apresentação:
O renascimento e seus impactos na sociedade
Grupo:
Ana Carolina Campos
Juliana Souza
Vinícius Nogueira Freitas Silveira
Professor: Anny
Disciplina: História
24 de Março de 2014 – Turma 203
O renascimento e seus impactos na sociedade
Origens
O Renascimento do século XII foi o embrião do Renascimento do século XIV, pois possuía parte de seus ideais quanto ao naturalismo e empirismo, além das mudanças na sociedade, política e economia.
Queda dos laços com a Igreja graças a Peste Negra e os absurdos que pregavam, com grande perseguição aos hereges da época.
Patrocínio da burguesia nos investimentos em pesquisa e exploração científica.
Influências bizantinas - O Império Bizantino foi uma continuidade do Império Romano do Oriente, que perdurou até o século XV, quando a capital Constantinopla foi conquistada pelos turcos-otomanos, em 1453. Deve-se citar a influência que a civilização bizantina exerceu no início do Renascimento Italiano. Na qualidade de depositários da tradição greco-romana, os bizantinos vinham transmitindo parte desse legado greco-romano aos italianos, graças aos intensos contatos comerciais entre os dois povos.
Termo
Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIV e meados do século XVI. A expressão “renascentista” nos remete a um momento em que uma nova mentalidade desenvolvia-se em paralelo com a expansão da burguesia e do comércio. Ao resgatar valores greco-romanos, artistas, intelectuais e cientistas, se contrapunham com a visão medieval ainda predominante na sociedade, estimulando a reflexão e o senso crítico, com novas descobertas científicas, assim como uma nova arte, que refletia não apenas a adoção de novas técnicas, mas a valorização do ser humano e de sua vida cotidiana.
Mudanças Sociais
No renascimento, o