Análise da Influência Infraestrutura Escolar no Aprendizado
A realidade, sobretudo, nas periferias dos países subdesenvolvidos, os de terceiro mundo, reflete o que se poderia denominar de uma educação de improviso, onde em sua maioria, os moldes escolares são defasados e sucateados, com pouca ou nenhuma condição de abrigar seus alunos. No Brasil, a disparidade entre as regiões é muito alarmante e, isso poder ser visto até mesmo entre os estados duma mesma região geográfica, apresenta uma realidade bem diferente dos grandes centros urbanos do país.
O texto enfatiza que a falta de uma boa estrutura física nas escolas do nosso país, tem chamado a atenção de inúmeros especialistas educacionais, desde o início da década de 80, na tentativa de compreender como tais fatores – infraestrutura inadequada – comprometem o aprendizado dos alunos. Estes estudos são baseados nas informações obtidas, ano após ano, por meio do Censo Escolar, de responsabilidade do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que retratam um perfil de cada escola. Constataram que a inadequação material, espaço físico de um modo geral, não só afeta o aprendizado dos alunos como também, é fator determinante na repetência dos mesmos.
Como era de se esperar, há uma diferença entres as escolas estaduais e particulares das municipais, fato que se repete a cada década até os dias atuais. Visto que,