trabalho
PEDAGOGIA
selma Moreira Santiago resplandes
A CONSOLIDAÇÃO DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL.
XINGUARA-PA
2013
selma Moreira Santiago resplandes
A CONSOLIDAÇÃO DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NO BRASIL.
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Fundamentos do Processo Educativo no Contexto Historico-Filosófico; Comunicação e Linguagem; Seminário Interdisciplinar I.
Professoras: Bernadete Strang, Marcia Bastos Almeida, Juliana Fogaça Sanches Simm e Fabio Luiz da Silva.
XINGUARA-PA
2013
INTRODUÇÃO
O que implica em analisar os fundamentos históricos e filosóficos, já que a educação, em si, só é possível através da transmissão do conhecimento ao longo do tempo, por meio do dialogo, do contato entre as pessoas. Sem socialização, contextualizada no âmbito escolar, não existe educação. Sendo necessário, portanto, discutir como e se a educação realmente sociabiliza e se este deve ser o seu principal objetivo. Uma questão amplamente debatida e ainda não esgotada que originou várias tendências pedagógicas, além de inúmeras propostas de direcionamento educacional. Antes de entrar nesta esfera, no entanto, é necessário debater o âmago do que torna a educação possível, a socialização e sua relação com a educação.
A consolidação dos processos de avaliação educacional no Brasil tem levado ao aprofundamento de estudos sobre os fatores associados relevantes que possam explicar o desempenho escolar dos alunos nos exames padronizados. Entender esses fatores é de fundamental importância para o desenvolvimento de políticas públicas efetivas no campo da educação. Muitos estudos têm sido realizados para estabelecer quais desses fatores impactam o aprendizado dos alunos e em que proporção (BARBOSA;