Análise da ead
O presente trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre o processo de evolução da Educação a Distância no Brasil e as perspectivas para o futuro, trata-se de um estudo de revisão de bibliografia sobre o tema Educação a Distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. 2. SOBRE O TEXTO
O texto inicia fazendo um breve esclarecimento sobre a modalidade de Educação presencial e Educação a Distância citando (MORAN, 2009)
A partir daí chama atenção para a metodologia da EaD afirmando que a mesma possui grande relevância, visto que permite o acesso ao sistema àqueles que vem sendo excluídos do processo educacional superior público, afirmando que a EaD torna-se um instrumento fundamental de promoção de oportunidades.
Enfatiza ainda que existem vários conceitos de EaD e que todos apresentam pontos em comum. Faz uma ressalva sobre o conceito de Educação a Distância no Brasil e sua definição oficial no Decreto nº 5622 de dezenove de dezembro de dois mil e cinco:
A partir daí faz uma retrospectiva de acontecimentos que marcaram a história da EaD no país, o anúncio do Jornal do Brasil que oferece profissionalização por correspondência para datilógrafo, rádio sociedade do Rio de Janeiro que oferecia cursos de português, francês, silvicultura, etc. iniciando assim a EaD pelo rádio. A evolução continua com a criação dos institutos como Instituto Monitor e Instituto Universal Brasileiro que oferecem estudos por correspondência.
Cita um marco na EaD com a criação do programa “Um Salto Para o Futuro” incorporado à TV Escola (canal educativo da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação). Cita a criação da Universidade Aberta de Brasília, assim como a criação em 2005 da Universidade Aberta do Brasil, o Decreto nº 5773, de 09 de maio 2006, “que dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e sequenciais no