Educação a Distância (EAD): Uma solução ou um Problema? - Análise Reflexiva
Profª. Drª. Tamara BENAKOUCHE – Professora Titular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1970), mestrado no Institut d'Etudes du Developpement Economique et Social - Universite de Paris I (Pantheon-Sorbonne) (1977), doutorado no Institut d' Urbanisme de Paris - Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne) (1989) e pós-doutorado na Universidade da Califórnia/Berkeley (1997-1998). Atualmente aposentada, continua atuando como Profa. Voluntária na própria UFSC. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Inovação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise sociotécnica, inovação, novas tecnologias, educação e modernidade.
Esta análise baseia-se no artigo apresentado no XXIV Encontro Anual da ANPOCS- Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais.
Educação a Distância (EAD): Uma solução ou um Problema?
Este estudo tem o objetivo de detalhar e compreender de forma mais aprofundada o sistema de ensino superior e as recentes transformações ocorridas no contexto, com a perspectiva de Educação a Distância, seus pontos fortes e pontos fracos.
Atualmente a EAD, tem alcançado uma expansão signficativa, não só no país como no mundo todo. Podemos destacar como principais motivos para este crescimento o aumento da demanda por formação ou qualificação, a multiplicação de meis técnicos capazes de garantir a efetivação desse tipo de educação e a emergência de uma cultura de interação envolvendo pessoas situadas em locais distintos.
Considerando a idéia de que educação é processo contínuo, bem como as mudanças nas organizações exigindo uma força de trabalho mais qualificada, em função da competitividade de mercado exigindo produtos e serviços de qualidade, as pessoas tem buscado auto-desenvolvimento,