monografia matematica
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
De acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Base) da Educação Nacional a “Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou combinados, e vinculados pelos diversos meios de comunicação.” ( afirmação esta no Decreto no 2.494, de 10 de fevereiro de1998, que regulamenta o art. 80 da LDB lei no 9.394/
Educação a Distância (EaD) é uma forma de ensino que se desenvolve aceleradamente devido a grande demanda de estudantes que não tem condições de frequentar uma sala de aula presencial, ou ate por buscar facilidades de estudo pois a EaD é mediada por tecnologias nas quais estudantes e professores estão separados espacialmente mas unidos com um vinculo fortíssimo que são as tecnologias que torna essa distância pouco significativa.
A principal característica de alunos que cursam o ensino à distância é o senso de responsabilidade, a autogestão, pois não há a obrigatoriedade de comparecimento nas salas virtuais, embora hoje muitos cursos exijam a participação do aluno no momento exato de algumas disciplinas.
Contudo, é preciso que o discente seja uma pessoa ativa, esforçada, dedicada e que tenha grande capacidade de compreensão, podendo contar com recursos próprios para a aprendizagem. Além disso há também as responsabilidades que ficam por conta dos alunos, como a responsabilidade e o compromisso com os estudos.
De nada adianta o professor criar uma grade curricular atrativa, preparar aulas dinâmicas e interativas, se o aluno não se esforça para vencer cada obstáculo, cada etapa, nem tampouco inclui os estudos em sua rotina.
Os recursos de informática também são considerados importantes. O aluno deve ter internet de banda larga, comandar determinadas técnicas de navegação, ter domínio dos programas que o curso utiliza e ter os mesmos instalados em seu