Monografia - Licenciatura em Matemática
Este trabalho busca analisar se existe e quais as deficiências dos alunos, de conceitos simples da matemática comercial. Para isso, iremos analisar as noções de compra e venda de mercadorias, ideia de lucro e prejuízo, descontos e acréscimo e conceitos de preço de venda e de custo, utilizando conceitos de porcentagem como método prático de ensino.
Foi desenvolvido a partir da ideia de que a Matemática pode ser utilizada para resolver situações-problema que estão em nosso cotidiano, para obter respostas sobre o que pode acontecer no mundo físico. Além disto, tenho a intenção de buscar meios para que o aluno aprenda matemática de uma forma prazerosa, lúdica, usando em sala de aula a matemática do seu dia-dia, através da experimentação e promovendo a construção dos conceitos matemáticos.
Tendo como objetivo geral investigar a existência de dificuldades no processo de aprendizagem dos conceitos da matemática comercial por parte dos alunos do 9º ano. Especificamente, nosso objetivo é descrever quais as dificuldades encontradas na aprendizagem de conceitos da matemática comercial em alunos do 9º ano. E compreender como a resolução de problemas, que envolvam situações do cotidiano podem influenciar nestas dificuldades.
O primeiro passo deste estudo será analisar se os termos razão e proporção estão sendo conceituados a partir de problemas construídos na própria sala de aula, ou se o método de ensino utilizado é o método tradicional e categórico.
Após o aluno ter compreendido o conceito de razão, utilizado como finalidade principal na comparação de grandezas, insere-se a ideia de porcentagem sendo esta uma razão. Podemos realizar comparações de aumento, proporção do desconto, o lucro de uma negociação, para que assim possam analisar se o problema é vantajoso ou não.
Estamos vivendo em uma sociedade que passa por grandes transformações, seja no meio econômico, social, meio ambientes, etc. Acreditamos na importância de investigar alternativas para