graduanda
CURSO DE PEDAGOGIA
PERIODO:7º
ALINE DA COSTA RIBEIRO
Projeto: Lateralidade
Campos Gerais
2014
ALINE DA COSTA RIBEIRO
CRISTIANE ANTONIA COSTA SILVA
DENISE LOPES DA SILVA
EVELYN MAGALÃES CARDOSO DA SILVA
RAQUEL APARECIDA LOPES DOS SANTOS
RONALDO VITOR
Projeto: Lateralidade
Campos Gerais
2014
PROJETO LATERALIDADE
JUSTIFICATIVA
O conhecimento do processo de lateralização é muito importante para os profissionais da Educação em geral e, em especial, para os atuantes na área de Educação Física; pois, segundo Negrine (1986), o aspecto fundamental no desenvolvimento da lateralidade é que a criança não seja forçada a adotar esta ou aquela postura, mas que se criem situações em que ela possa expressar-se com espontaneidade e, a partir da experiência vivenciada com o próprio corpo, defina o seu lado dominante sem pressões de qualquer ordem do meio exterior.
Lateralidade é a capacidade de se vivenciar as noções de direita e esquerda sobre o mundo exterior, independente da sua própria situação física.
A boa e correta definição da lateralidade caminha junto com uma boa escrita, envolvendo a orientação espacial e temporal. Observar os gestos das crianças em situações do cotidiano,
Durante o crescimento, naturalmente se define uma dominância lateral na criança: será mais forte, mais ágil do lado direito ou do lado esquerdo. A lateralidade corresponde a dados neurológicos, mas também é influenciada por certos hábitos sociais (não devemos confundir lateralidade com conhecimento de esquerda e direita) o conhecimento “esquerda e direta” decorre da noção de dominância lateral.
OBJETIVO GERAL:
Para um efetivo conhecimento da lateralidade, é preciso levar a criança a:
- dominar a noção de esquerda/direita em relação a seu corpo e ao ambiente;
- estabelecer com clareza o lado dominante do seu corpo;
- empregar os termos direita e