análise da assembleia legislativa do Piauí
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL E ARQUITETURA
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO A ARQUITETURA E URBANISMO
PROFESSOR: FRITZ MOURA
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ
(Análise do edifício)
Teresina, abril de 2013.
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PIAUÍ
INTRODUÇÃO
A Assembleia Legislativa do Piauí – ALEPI - está localizada entre as coordenadas 5°4’53.86’’ S e 42°47’53.78’’ O, à Avenida Marechal de Castelo Branco, Bairro Cabral - Teresina/PI. O prédio retoma o prolongamento horizontal da paisagem, contrastando com o rio Poti e a avenida, estabelecendo ainda uma relação com os objetos ali existentes – o Tribunal de Justiça, a Praça Desembargador Edgar Nogueira e o Centro de Convenções.
A área total do terreno é de 36.342,79m², sendo que só a ALEPI ocupa cerca de 49,5% da área total, o que equivale a 18.152,80m².
É constituído de três espaços fundamentais: O Bloco 01 – destinado ao Plenário (onde se realizam as sessões) e funciona um restaurante no primeiro pavimento; O Bloco 02 – onde se abriga as funções administrativas e onde ficam os gabinetes dos deputados; e a Praça Cívica – onde é o ponto de encontro para as manifestações e protestos populares.
O Bloco 1 é um prédio mais opaco e homogêneo, pois não possui muitas aberturas em sua estrutura. Por exemplo, a fachada noroeste é praticamente cega, à sudoeste estão as vias de acesso ao prédio, na faixa sudeste existe um rasgo do piso ao teto em forma de “V”, com o vinco em esquadrias metálicas e vidro. Entre as faixas sudeste e sudoeste existe uma janela de canto.
O Bloco 2 é caracterizado pela repetição de elementos. O volume é cercado de colunas o que dá ritmo, relevo, escala, e sustentação ao conjunto. Entre os pilares existem grelhas metálicas ( quebra sóis) de cor verde, na altura do terceiro andar. As esquinas são formadas por colunas formando um “V” com ângulos de 90 graus. A coberta de abóbadas está voltada para a fachada noroeste. As