cincias sociais
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS
COORDENAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: EPISTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS (60h) – 2014-1
PROFESSOR: Luciano Melo
ALUNO: Edvaldo Gonçalves do Nascimento
Exercício reflexivo de como a pesquisa estudada pode ensinar sobre aspectos mais gerais
Apesar de a democracia possuir valores considerados inquestionáveis, como a liberdade e o respeito às opiniões individuais; pesquisas na área mostram que uma parte considerável da população brasileira não percebe plenamente os benefícios econômicos e sociais da democracia. Um estudo realizado anualmente em vários países da América Latina mostrou que o Brasil tem a segunda menor taxa de apoio à democracia, perdendo apenas para a Guatemala.
Em 2013, as ruas foram ocupadas por milhões de manifestantes reivindicando avanço da democracia brasileira; muitos manifestantes chamaram a atenção para o vazio dos partidos políticos, mostrada nas tentativas de invasão às câmaras de vereadores e assembléias legislativas em alguns estados e até do congresso nacional. Esses fatos nos mostram que o grau de descrença em relação às principais instituições da democracia representativa é muito elevado.
Segundo o Sociólogo Eurico Cursino, O cidadão brasileiro não tem vocação para viver calado, com medo, e, portanto, não contesta a democracia como valor cultural na sociedade, como direito de pensar e se expressar livremente. No entanto, como expressam as pesquisas e as manifestações populares, há uma crítica clara em relação à democracia como regra da disputa política, da luta pelos cargos do estado e tomada de decisão. Porém, os brasileiros preferem o regime democrático, mesmo quando pensamos em uma democracia cara e ineficiente como a nossa.
Tudo o que foi exposto acima vem convergir com a pesquisa dos autores Denise, Sousa Paiva, Marta Rovery e Lopes, Gustavo de Faria que realizaram um estudo sobre democracia, cujo resultado mostrou que a