Análise crítica do livro competência pedagógica do professor universitário
O livro Competência Pedagógica do Professor Universitário, de Marcos Tarciso Masetto nos traz um REFLEXão da prática docente e pedagógica, com a finalidade de auxiliar os professores universitários à melhoria da qualidade do Ensino Superior, contribuindo para o aperfeicoamento e enriquecimento de sua práxis e ação docente, ressaltando a importância do aprimoramento continuo e a formação inicial e continuada dos educadores, desembocando na sua metodologia de ensino no processo de ensino-aprendizagem.
Na sociedade atual em que vivemos e, como seres dinâmicos e atuantes, otorna-se imprescindivelmente importante levantar discussões acerca da competência pedagógica dos docentes universitários, levando em consideração questões atuais, pertinentes e necessária para o funcionamento do Ensino Superior.
Dentro do contexto histórico da estrutura organizativa do Ensno Superior no Brasil, percebemos que a Educação Tradicional e a Educação de Ofício, pautada dentro de um paradigma artesanal de cursos profissionalizantes baseadas no modelo frances-napoleonico era predominante. Essa educação ainda se faz presente atualmente, em pleno século XXI, mas não atingem seus objetivos e não suprem mais a necessidade e as demandas da sociedade. Faz-se presente a construção de um novo paradigma que fundamente a didática do Ensino Superior pautado nas necessidades da realidade.
Anteriormente, as pessoas eram formadas nas universidades européias e, posteriormente, o corpo docente precisou se ampliar com profissionais de outras áreas, mas não se tinha ima preocupação didática pedagógico na arte de ensinar, pois o mais importante era o cumprimento de um curriculo seriado, fechado e somente nos anos de 1970 se iniciou uma preocupação da pesquisa como investimento de ação e construção do conhecimento, exigindo gradualmente, ao longo dos anos, graduação, especialização, mestrados e dutorados como títulos a candidados a