Int. ao estudo do direito
“Ubi Jus, Ibis societas.”
“Ubis Societas, Ibis Jus”
Noções de Direito.
Desde o inicio dos tempos o homem viveu em sociedade (associação amistosa com os outros).
No entanto para que seja possível uma vida harmônica é extremamente necessário a exitencia de regras e normas de conduta, pois onde houver sociedade haverá o Direito.
As Leis nem sempre existiram, mas com o passar do tempo e as situações que foram surgindo, começaram a serem impostas pelos mais fortes.
No Inicio pelo homem mais forte e logo depois pelo Estado e foi ele desde então que começou a dar as ordens.
Na base de minhas leituras “Ubis Societas, Ibis Jus” nada mais é que saber viver em harmonia entre ou seus, respeitando as diferenças, tentando fazer contribuições para a melhoria de vida de todos e tendo em mente que a existência de normas e regras é necessária para a proteção ou punição de quem não estiver de acordo com as mesmas para o bem de uma sociedade.
“Ubis Jus, Ibi Societas.”
Karl Marx disse: “Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência”.
Rousseau disse: “A natureza fez o homem feliz e bom, mas a sociedade deprava-o e torna-o miserável”.
Em meu entendimento e não ao contrario de “Ubis societas, Ibis Jus” é que até entre os grupos marginalizados, é obrigatório e essencial a criação de leis para o melhor convívio de um todo.
È tão certo que o homem precisa de normas e leis para manter o equilíbrio, que ate o comando vermelho (organização criminosa que pratica todo tipo de crime), tem dentro de sua facção 16 regras de conduta para a comunidade e seus membros.
Ou seja: Até os antissociais e criminosos sabem que sempre será de suma importância um mínimo de regras a serem respeitadas para a coexistência dos seres de uma