Análise critica Ler Como Leitura de Mundo
Observaremos na sequencia desta analise critica, observações sobre dois textos trabalhos em sala de aula, os quais, possuem o foco de seu desenvolvimento no ato de ler .Com observações sobre a pedra preciosa que é a habilidade de ler em seu contexto bruto e a sua lógica própria . Além do ler como maneira de entender o contexto por nós vivido, entender o mundo, a sociedade .
DESENVOLVIMENTO
Podemos observar dentre muitas observações sobre o ato de ler, que o mesmo não é apenas um ato simples como pegar um objeto, ler tem um sentindo muito amplo que vai além de um simples ato, não se trata apenas de ler e escrever, se trata de entender todos os sentidos possíveis, todos os objetivos plausíveis que o autor poderia transmitir em seu texto em quanto está escrevendo o mesmo, afinal, após publicado, o autor se torna apenas mais um leitor que tenta decifrar o que é passado por simples palavras . Podemos classificar a leitura em dois principais tópicos dos muitos possíveis, um deles é quando a leitura é exercida com caráter informativo, onde o supra sumo é a informação real e não as teorias, observações, e opiniões sobre o assunto em questão .O outro é quando o néctar da leitura tem a função formadora, onde se valorizam as opiniões, as discussões e teorias sobre um fato . E a partir de todos os tipos de leituras, em diferentes línguas, submetidas a diversas culturas, entendemos o mundo atual desde os seus primórdios, trocando informações, opiniões e saberes . Com essas leituras completas, podemos realizar o ato de entender, compreender o que está tentando ser passado, como diz Pedro Demo :
Entender permanece na decifração da escrita e por isso pode saber o que está escrito, mas nem sempre o que se quer dizer. Mesmo assim, participar do mundo da comunicação escrita é condição fundamental de inclusão social. (DEMO, 1994, p.80) Devemos entender também, que a compreensão por leitura, não é apenas o ato de ler palavras, observamos, constantemente, a