A Import Ncia Do Ato De Ler
Centro Universitário Uniabeu
Disciplina: Metodologia científica e da pesquisa II Prof. Sérgio de Oliveira
Grupo: Andrea Vanessa Braga; Ediane Guedes; Lorrayne da Silva; Paula Belarmino; Rafaela Rosa.
A Importância do Ato de Ler
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011. (Coleções questões da nossa época; V. 22)
O artigo “A Importância do ato de ler”, de Paulo Freire, apresentado na abertura do Congresso Brasileiro de Leitura, realizado em Campinas, em novembro de 1981, versa sobre um tema que há muito não tem a devida atenção dos governantes brasileiros. Freire demonstra em seu texto que o ato de ler não pode ser tido como a mera capacidade de reconhecer signos linguísticos que se sucedem de forma organizada, descrevendo a representação escrita da palavra falada, ou tão pouco é a memorização mecânica de palavra. Freire, com propriedade ímpar e de forma lúdica expõe que o ato de ler somente se faz completo, verdadeiro, e integrante com a interpretação crítica e contextualização daquilo que é lido.
Em a importância do ato de ler, o autor saudosamente reconta a sua trajetória de alfabetização, aprendizado e análise crítica no decorrer de sua vida, e ao fazê-lo, Freire nos carrega para sua casa arborizada e fagueira, localizada no Recife, onde nasceu e cresceu. Freire afirma em seu texto que a princípio ele não sabia ler a “palavramundo”, fazendo alusão à inaptidão de interpretar de forma crítica o mundo que o cercava e à medida que o texto se desenvolve o autor descreve a evolução de seu aprendizado, que fora iniciado por seus pais, no quintal de sua casa, sendo posteriormente continuado na escolinha particular de Eunice Vasconcelos.
A todo instante o texto ressalta a necessidade de se alfabetizar incentivando o ato de ler, porém não uma leitura onde o leitor apenas decora determinados trechos, ou quiçá uma leitura vazia de significado. Freire sugere que o