Análise conjuntural do macroambiente
A estrutura descritiva da economia corresponde à relação dos indicadores e de seus movimentos que fornece um quadro da situação da análise conjunta econômica em que se encontra o país naquele momento, ou seja, em que ponto se encontra a economia e as relações múltiplas e complexas como produção, estoques, número de pessoas empregadas, taxa de juros, receita e despesa do governo, dívida pública, taxa de formação de capital, renda nacional e índices de preços, entre outros, relacionados dentro do ciclo econômico.
O crescimento desses setores não ocorre de forma harmônica, mas desigual, e essa defasagem setorial é um elemento básico para se avaliar a estrutura (ou infraestrutura) dominante do progresso no qual estariam mais recentemente enfatizados para o setor de serviços.
Contudo, a conjuntura pôde nos evidenciar de forma mais abrangente os efeitos que o quadro econômico ensejou com as mudanças de comportamento à realidade de negócios. Conforme os dados, em que a taxa de desocupação de 6,5% recuou 1,1 pontos percentuais em comparação a março de 2010 quando foi de 7,6%; e o número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado teve uma elevação de 739 mil postos de trabalhos, identificando resultados bem positivos.
Um dos pontos mais importantes que podemos destacar para a análise conjuntural do ano de 2012 são as eleições para disputas municipais que irão consolidar os projetos em âmbito de construção civil com condições políticas do Governo do Estado. Inicialização das obras para a Copa do Mundo de Futebol de 2014 proporcionando para o Brasil uma elevada consistência em toda infra-estrutura, turismo, modernização dos