Planejamento estratégico da comunicação - Kunsch
Conceitos básicos de planejamento
Ao mesmo tempo em que constitui uma função básica e administração geral e um instrumento de gestão em busca da eficiência, eficácia e efetividade das organizações, o planejamento é também um campo de estudos com aplicações nas mais diversas áreas do conhecimento.
No contexto das organizações, o planejamento ocorre em três níveis:
Estratégico
Tático
Operacional
Estratégico – Ocupa o topo da pirâmide, ligado com as grandes decisões das organizações, caracterizando-se como de longo prazo e em constante sintonia com o ambiente.
Tático – Atua numa dimensão mais restrita e em curto prazo, sendo mais específico e pontual, buscando dar respostas as demandas mais imediatas, por meio de ações administrativas e técnicas eficientes.
Operacional – Responsável pela formalização, por meio de documentos escritos de todo o processo e das metodologias a serem adotadas.
Em termos conceituais, o planejamento deve ser entendido como um processo técnico, racional, lógico e político. É guiado por uma filosofia e por políticas definidas. Está sempre nivelado a situações de vida de pessoas, grupos e organizações de esfera pública e privada. Acontece em nível macro (Países, regiões) e em nível micro (organizações individualizadas).
Segundo Danilo Gandin, o planejamento é um processo que interfere na realidade para transformá-la e construí-la com características que se deseja para a mesma. Sua materialização se dá em documentos visíveis, que são os planos, programas e projetos.
A eficácia e a efetividade do planejamento dependem dos contextos, não sendo ele uma receita mágica capaz de resolver todas as questões por si só.
O Planejamento normalmente realizado pelas empresas, é, em geral, a melhor fonte e o melhor ponto de partida para um posterior planejamento da comunicação organizacional.
SWOT = Permite analisar e avaliar as condições competitivas em relação ao ambiente.