proposta curricular
Educação Física
Justificativa
A Educação física vem sendo repensada e problematizada principalmente no que se refere às contribuições específicas dessa disciplina que tem como objeto de estudo o “corpo em movimento”, que podem assumir variadas formas e atender a diferentes necessidades, na formação dos sujeitos, numa perspectiva humanizadora, ética e cidadã. Partindo dessas constatações, a proposta da Rede Municipal de Ensino em Educação Física, vem trazer em olhar para o aluno com identidade cultural própria, representada de fato o desenvolvimento do homem em sua totalidade. Provocando a reflexão, a reestruturação e a ressignificação dos conhecimentos e dos valores a serem considerados no processo de ensino e aprendizagem, a compreensão do ser humano e de seu processo civilizatório assim como a leitura das relações sociais, inclui a vivência e a reflexão acerca do Movimento Corporal, com competência para agir, sobre ele, de forma autônoma,crítica e criativa.
Segundo Saviani (1987) “A Educação Física é a transmissão do saber sistematizado, legado cultural da humanidade, o homem se expressa pelos seus movimentos, pelas suas posturas, pelos seus gestos. O corpo humano é fala e expressão. A presença do homem se expressa no seu olhar, na sua face, no seu andar, ao ocupar um lugar, o movimento humano será sempre intencional e pleno de sentido”.
As teorias curriculares presentes na sociedade contemporânea têm apontado caminhos para discutir o conhecimento numa perspectiva globalizadora, tornando a tarefa educativa coerente e integra. No entanto é preciso que os profissionais da escola dialoguem, articulem seus objetivos de estudo aos de outros componentes curriculares, buscando acordos para fundamentar suas práticas educativas, pois nenhuma disciplina se legitimina isoladamente. Cabe, portanto a cada disciplina identificar e ressignificar sua especificidades de modo que sejam