trabalho de filo
FISICA
NOME;
N;
SERIE;
PROF;
TEMA; MODELOSATOMICOS
Guaratinguetá, de de 2014
Modelos Atômicos
Os modelos atômicos foram estudados e propostos com o objetivo de divulgar a constituição da matéria. O conceito de átomo foi determinado por volta de 1650 d.C., proposto pelo filósofo francês Pierre Cassendi.
Já a "Teoria atômica" foi proposta por John Dalton após experimentos sobre gases e reações químicas. Os modelos atômicos são a base de teorias fundamentadas em experimentações realizadas por vários cientistas até chegarmos ao modelo atômico aceito na atualidade.
Modelo Atômico de Dalton - John Dalton, cientista e professor britânico, propôs em 1808, uma explicação para a constituição da matéria. Segundo a teoria de Dalton, “toda matéria é composta por minúsculas partículas chamadas átomos. Os átomos de um determinado elemento são idênticos em massa e apresentam as mesmas propriedades químicas. E os compostos são formados pela combinação de átomos de elementos diferentes em proporções fixas”.
. Modelo Atômico de Thomson - J.J. Thomson estudou os raios catódicos e propôs um modelo atômico. Para ele, os raios podiam ser interpretados como feixes de partículas carregadas de energia elétrica negativa, os chamados elétrons. Assim, os elétrons seriam constituintes de todo tipo de matéria. Segundo Thomson, o átomo seria um aglomerado de partículas positivas pesadas (prótons) e de partículas negativas (elétrons).
Modelo Atômico de Rutherford – O modelo atômico de Ernest Rutherford foi proposto em 1911, após estudos sobre a trajetória das partículas emitidas pelo polônio. Para ele, os átomos seriam formados por um núcleo pequeno carregado positivamente e rodeado por uma grande região repleta de elétrons.
. Modelo Atômico Clássico – Segundo esse modelo, o núcleo, preenchido de prótons e nêutrons, seria rodeado por uma eletrosfera, onde estariam os elétrons girando ao redor do núcleo.