Trabalho de Filo
Estudar no Pedro II é mais do que obter uma formação acadêmica, é aprender a formar opinião, é sair daqui com uma sabedoria que vai além dos livros; podemos até ter passado por dificuldades, mas elas nos ajudaram a saber como lidar com os obstáculos da vida.
Cada passo que demos, cada PAF que estivemos, os elogios ou broncas que levamos por nossos boletins, os pontos descontados por erro de escrita, as coisas que aprendemos (e as que não aprendemos também), reflete nos seres-humanos que esse colégio nos tornou.
Sabemos que não estaremos lado a lado para sempre. Sabemos que uns ao para longe ou perderemos o contato. Mas também sabemos que fizemos amigos que serão para sempre. É como diz Fernando Pessoa: ”O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”
Gostaríamos de agradecer aos funcionários, por terem se esforçado a cada dia para que nada nos faltasse. Agradecer aos professores pela paciência, pela atenção e por terem nos passado um pouco de suas sabedorias. Agradecer aos nossos amigos pelas risadas, pelo companheirismo e pela ajuda. Por fim, agradecer ao Colégio Pedro II por nos ter tornado pessoas melhores. Não temos palavras suficientes para demonstrar nossa gratidão.
O Pedro II não tem só uma história, tem vida, uma vida da qual fizemos parte. E dessa vida coletiva levaremos lembranças felizes de uma saudosa juventude. Agora amigos, o mundo está inteirinho aí, para que nós possamos lhe mostrar quem somos e conquistarmos o nosso lugar nele. E o primeiro passo nós já demos, estamos hoje aqui nos formando nesta belíssima cerimônia. É, amigos, nós conseguimos!
Em cada lágrima aqui desse auditório, em cada sorriso, em cada olhar e em cada abraço está o nosso sentimento de eternos alunos do Colégio Pedro II.