adversidade cultura
A presença dos elementos africanos em nossa sociedade já é conhecida e estudadas pelo longo de muitas décadas, é sabido por muitas gerações que o Brasil era sustentado por trabalho escravo de imensas levas de prisioneiros africanos negociados em um mercado ilegal e amplamente usado por todos os grandes fazendeiros brasileiros, para que os mesmos sustentassem toda a economia do país. É interessante ressaltar que esse processo foi de suma importância para todo o desenvolvimento econômico e social dos dias atuais em que vivemos e que os povos de origem africana na sociedade brasileira trouxeram também muitos costumes culturais como danças, credos religiosos, vestimentas e sabores, todos esses muito presentes em vários momentos da vida dos indivíduos brasileiros.
Não pode-se negar que não foi somente a presença dos escravos providos do continente africano que formaram a sociedade “hibrida” brasileira, asiáticos, europeus e indígenas também foram importantes nesse processo de identidade cultural brasileira. Aliás os povos indígenas é que sofreram influencias de outros povos afinal eles é quem estavam quando tudo começou.
A MÃO FORTE DO NEGRO DENTRO DA CULTURA BRASILEIRA
O período colonial foi marcado pelo cultivo de grandes culturas de açúcar e posteriormente café, produtos amplamente apreciados pelas culturas europeias e que garantiam todo o sustento do Brasil, foi marcado também por muitos navios que transportavam a mão de obra africana necessária para a obtenção de todo os lucros provindos dessas plantações, muitas foram às tribos dizimadas em seus redutos para abastecer o mercado de humanos que eram tratados como mercadorias e igual a elas eram empilhadas, mal armazenadas e muitas vezes descartadas. É nesse contexto cultural que muitas das tradições negras foram introduzidas na sociedade brasileira que estava ainda em um forte processo de identidade cultural, essas “intervenções” africanas e nitidamente notadas em vários costumes das