Administração por resiliência
Resiliência é a capacidade de um sistema de superar o distúrbio imposto por um fenômeno externo e manter-se inalterado.
Física: propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.
As organizações - como sistemas abertos - apresentam essa capacidade de enfrentar e superar perturbações externas provocadas pela sociedade sem que desapareça seu potencial de auto-organização.
É a resiliência que determina o grau de defesa ou vulnerabilidade do sistema às pressões ambientais externas.
A resiliência, portanto, é uma característica sistêmica que garante o estado firme da organização malgrado todas as perturbações externas.
ORGANIZAÇÃO RESILIENTE
Esta é a importância da noção de resiliência nos negócios hoje.
O que é novo é a maneira de dotar as organizações de resiliência - o que significa injetar confiabilidade, segurança e proteção em organizações, principalmente àquelas que são dispersas e descentralizadas, para que elas possam se proteger de algum tipo de distúrbio seja um desastre natural, uma mudança econômica hostil, estratégias competitivas dos concorrentes, ciberespionagem ou um ataque terrorista, tal como aconteceu em Nova York.
A resiliência nos negócios ganha nova urgência nos dias de hoje, seja pelo aumento da velocidade da mudança no ambiente de negócios, seja pelas pressões da concorrência globalizada.
As oportunidades são grandes, mas os perigos maiores ainda. E eles podem vir a qualquer momento sem que se saiba o que são e de onde partiram.
A empresa do século 21 está começando a assumir suas feições. A empresa moderna precisa ser ágil, virtual e acima de tudo resiliente. Sendo virtual, ela tem pessoas trabalhando ao longo de diferentes zonas de tempo, distâncias, fronteiras de organizações e negócios.
Sendo resiliente, ela tem a condição de dar a volta por cima e reajustar-se facilmente após perturbações, choques ou fortes mudanças