Resenha resiliencia
O Conceito de Resiliência ganhou proporções maiores no campo da Educação, Sociologia, Física, Psicologia, Medicina, e agora Administração. O termo provém do latim, - resílio – re – silie - que significa “saltar para trás” ou "voltar ao estado natural”.
Para a Física, Resiliência é conceituada como a “propriedade pela qual a energia armazenada em um corpo deformado é devolvida quando cessa a tensão causadora da deformação elástica”.
Para o mundo corporativo, o ideal é utilizar a versão mais completa e proativa da palavra, que provém de sua etimologia (do latim ?Resilie’ ou ?Resalie’). ?Silie’ significa ?saltar’, ?impulsionar para’. Já o prefixo ?re’ quer dizer ?novamente’; é o ato renovar, de reunião, de reencontro. Nesse sentido, o ser resiliente é aquele que está saltando continuamente, renovando e transformando-se continuamente. É um ser impulsionado por um propósito maior, proativo e que constrói realidades, totalmente diferente de um objeto, que é o efeito passivo de uma adversidade ou crise. (http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/entrevistas/eduardo-carmello-a-resiliencia-e-o-mundo-corporativo)
Fonte: Eduardo Carmello: a resiliência e o mundo corporativo | Portal Carreira & Sucesso
Historicamente a noção de resiliência vem sendo primeiramente utilizada pela Física e Engenharia. Um de seus precursores foi o cientista inglês Thomas Young, que em 1807, buscando a relação entre tensão e compressão de barras metálicas, descreve a noção de módulo de elasticidade. Neste contexto, Resiliência foi utiizada para dar a noção de Flexiblidade, Elasticidade, ajuste às Tensões.
Você é Resiliente quando cresce nas mudanças, inova, se antecipa às situações e produz coerência estratégica para sua equipe e clientes. Sua influência como um ser resiliente precisa ter mais impacto proativo e orientado para o futuro.
Para a psicologia, o conceito é utilizado para definir um conjunto de processos sociais e intrapsíquicos que possibilitam