Cadeia de Produção
Trabalho apresentado à disciplina de Políticas públicas, sob a orientação da
Professora Dra. Ana Elisa B. S. Lourenzani
Álvaro Duarte Martins
Kary Teruya
Lucas Furlani Zoccal Nicole Martins Prudente
Junho
2014
Sumário
1. Introdução
O Brasil por ser um país continental e possuir condições adequadas para o desenvolvimento agrícola (solos e clima), destacase atualmente como umdos principais produtores e exportadores de diversos produtos agrícolas. Entretanto, devido á sua grande extensão territorial, é comum que ocorra no país adversidades climáticas que podem afetar direta ou indiretamente a produção agrícola dos diversos produtos produzidos, tais como seca, granizo, geadas, vendaval, chuvas em excesso, dentre outras.
Vale ressaltar, que dentre as adversidades climáticas existentes no Brasil, a seca é hoje a que causa maior impacto. As deficiências hídricas, associadas aos períodos de longa estiagem durante a estação chuvosa, constituem uma das principais causas das quebras de safras de grãos no país, principalmente nos Estados situados nas regiões CentroSul e Nordeste.
Para que haja uma redução dos riscos climáticos para a agricultura e conseqüente diminuição das perdas para os agricultores, tornou imprescindível identificar, quantificar e mapear as áreas mais favoráveis ao plantio das culturas de sequeiro, levandose em conta a oferta climática e, mais especificamente, a distribuição pluviométrica.
2. Objetivos
O objetivo é analisar através do zoneamento agrícola e o maior detalhamento do território nacional a segurança causada para a espacialização regional produtiva das culturas, com todo o impacto sobre à disposição das infra-estruturas, já que as culturas serão realocadas conforme à aptidão dos lugares. Isso implica na seleção de lugares, reorientando as culturas para onde elas sejam mais favoráveis.