Análise comportamental das emoções
Os tópicos esquemáticos nesse texto tem por finalidade tratar dos comportamentos emocionais sob um prisma da Psicologia contemporânea:
Introcepção, propriocepção, extracepção Emoção (estado corporal) Comportamento e Percepção Emoção Comportamento¹
Percepção Emoção Evolução (aprendizado, experiência, etc.) Comportamento²
Emoção: estado corporal A emoção é um estado corporal gerado pelas percepções individuais, sejam internas ou externas. Podemos considerar a existência de algumas emoções básicas, e a partir destas, desenvolvem-se outras mais específicas. Citando-as encontramos as mais simples como: alegria, surpresa, medo, raiva, desprezo e tristeza. Essas seis emoções, por sua vez, geram diversas outras mais complexas em que diversos fatores cognitivos influenciam em seu desdobramento.
Emoção e comportamento
Ao contrário das teorias comportamentais tradicionais, o behaviorismo de terceira geração busca analisar o comportamento como um todo, isto é, sem dividir estímulo-resposta em ações diferentes, mas sim entender o comportamento como o resultado de estímulos e respostas em conjunto emocionais e motoras. Portanto a subjetividade emocional influencia diretamente o comportamento do indivíduo.
Evolução biológica do comportamento emocional
Notamos a evolução biológica individual como um histórico dinâmico das emoções. Considerando as emoções resultado de processos adaptativos e desadaptativos da relação entre os estímulos, o meio ambiente e o organismo, devemos portanto, considerar na análise comportamental das emoções a inter-relação entre todos os eventos em seus contextos históricos e atuais.
Referência
Britto, I. A. G. S.; Elias, P. V. O. Análise Comportamental das Emoções. Psicologia para América Latina, México, n.16, jun. 2009.