INIBI O
Resulta de constrangimentos do superego e das exigências da realidade exterior que se opõem às pulsões instintivas do id.
A inibição de algum afeto, raiva ou dor, que necessitava de ser expressa, está muitas vezes na origem de algumas doenças psicossomáticas. Por exemplo, a inibição de sentimentos como a cólera é referida comummente como estando presente em sujeitos que desenvolvem asma brônquica ou urticária.
O QUE É INIBIÇÃO COGNITIVA?
Inibição cognitiva
Por: Rosa Azambuja
Entende-se por inibição cognitiva a uma diminuição da atuação de algum aspecto da cognição, enquanto o sintomatizar é a sua transformação. A inibição cognitiva, nessa ótica, é a diminuição dos processos cognitivos os quais a adaptação mobiliza, o que é expresso na forma de sintoma, entendido como dificuldade de aprendizagem.
A inibição de um dos movimentos do processo de equilibração impede a permanente reconstrução pessoal da modalidade a partir dos quatro níveis (organismo, corpo, inteligência e desejo).
O sintoma cristaliza a modalidade de aprendizagem em um determinado momento, a partir daí, esta perde a possibilidade de ir transformando-se e de ser utilizada para transformar. O sintoma implica colocar em outro lado, jogar fora, atuar o que não se pode simbolizar, enquanto a simbolização permite ressignificar, e a ressignificação possibilita que a modalidade possa ir se modificando.
Ao não poder estabelecer este processo de ressignificação interno à própria modalidade de aprendizagem, esta modalidade fica enrijecida, impedindo ou dificultando a aprendizagem de determinados aspectos da realidade. Fernández (1991 p.116)
A Inibição Cognitiva de fundo emocional, ou de