INIBI O DO CRESCIMENTO MICROBIANO NA UV
CURSO: BIOMEDICINA
TURMA/TURNO: 5ª A NOTURNO
DISCIPLINA: MICROBIOLOGIA II
PROF: JOSELITA
AULA PRATICA: INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO MICROBIANO NA LUZ UV
ALUNOS/ RA: ALINE DE SOUSA/
ARACIARA DE ARAUJO/ 2141227864
ELIANE PEREIRA/
HIGOR H. SOUZADE JESUS/ 6451328387
JOSE NILSON SANTOS SILVA/ 6447295113
JUCIARA
LAIDE PALHA/ 66274258404
BRASILIA
2015
INIBIÇÃO DO CRESCIMENTO MICROBIANO NA LUZ UV
INTRODUÇÃO
A inibição do crescimento microbiano diz respeito aos métodos de segurança utilizados na manipulação de materiais infecciosos dentro de um laboratório, com o objetivo de eliminar ou reduzir a exposição dos trabalhadores e do ambiente aos agentes potencialmente perigosos. Três elementos de contenção são importantes: as boas práticas de laboratório, a escolha do equipamento de segurança adequado e o projeto de instalação. A combinação desses três elementos vai depender da avaliação de risco do trabalho a ser desenvolvido. O elemento de contenção mais importante são as boas práticas de laboratório, com a conscientização sobre os riscos potenciais que o material oferece ao manipulador. Quanto aos equipamentos, a cabine de segurança biológica (CSB) é o principal, capaz de proporcionar a contenção de aerossóis e borrifos gerados nos procedimentos laboratoriais. As CSB são classificadas em I, II (tipos A, B1, B2 e B3) e III. A escolha dependerá dos procedimentos necessários à classe de risco dos agentes biológicos a serem manipulados.
A maioria das CSB, além dos filtros HEPA e um sistema de direcionamento de ar, possuem uma lâmpada ultravioleta (UV) germicida. A constituição das lâmpadas germicidas é simples.
São lâmpadas fluorescentes comuns, sem a deposição de pó de vidro como cobertura interna, que seria responsável por transformar a radiação ultravioleta gerada pela lâmpada em luz visível. Sem essa cobertura a lâmpada emite apenas a radiação ultravioleta, capaz de matar microrganismos a ela expostos.
Os microrganismos atingidos pela