ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PRÊMIO DA QUALIDADE E ISO 9001
ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE PRÊMIO DA QUALIDADE E ISO 9001
Trabalho desenvolvido para obtenção de nota na disciplina Gestão da Qualidade e Produtividade, ministrada pelo professor MSc. José Avelino.
INTRODUÇÃO
Atualmente tem-se observado uma grande adoção nas organizações modelos, ferramentas de gestão de qualidade que contribuem no aumento da eficiência, eficácia na gestão; onde há a o comprometimento dos funcionários com os objetivos da empresa.
Até então essa busca por ferramentas de qualidade de gestão que auxiliam na estratégia de crescimento apenas eram vistas e procuradas em organizações do setor privado. Hoje, após a reforma gerencial do Estado, esse novo paradigma de gestão tem sido objeto de desejo das organizações públicas também.
Dado o processo de descentralização; a reforma do aparelho do Estado passa a ser orientada pelos valores de eficiência e qualidade na prestação de serviços públicos e pelo desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações. As organizações públicas deixam de se basear no processo para terem foco nos resultados. Outra mudança é a visualização do cidadão como não apenas pagador de impostos, mas também cliente dos serviços prestados pelo governo. O novo paradigma gerencial no setor público traz a competição administrativa, avaliação de desempenho, capacitação dos servidores, controle por resultados.
Tendo em vista este panorama geral, muitas organizações estão focando suas preocupações em aplicações práticas de gestão com o intuito de ampliar a competitividade de suas empresas. Diante disso, a gestão da pela qualidade total é amplamente reconhecida como uma das mais importantes disciplinas e estratégias para o desenvolvimento econômico. Em uma época em que a competição global é intensa, tem-se aplicado diversos métodos como uma maneira de