boracha natural
Paulo Ossufo Ali
Borracha Natural
Trabalho de carácter avaliativo da Cadeira de Química Macromolecular a ser apresentado no Departamento de Ciências Naturais e Matemática, Curso de Licenciatura em Ensino de Química, 4º ano, leccionada pelo Docente: dr. Abelardo Banze
Universidade Pedagógica
Nampula
2013
Índice
Introdução
O presente trabalho intitulado Borracha Natural pretende trazer uma abordagem de informações gerais duma forma sumária em relação a este polímero nos seguintes aspectos: historial, o processo da formação do polímero incluindo o seu monómero, o processo de extração e tratamento ou seja a vulcanização da borracha bem como as suas aplicações.
O trabalho encontra-se organizado de seguinte maneira: pela introdução, pelo desenvolvimento, conclusão e a bibliografia.
No trabalho, optou-se uma metodologia consistente numa pesquisa bibliográfica, baseada na busca da informação nas obras existentes na biblioteca local, não obstante, o grupo também serviu-se da internet que permitiu a efectivação dos trabalhos.
Espera-se que este satisfaça as necessidades de todos e, ainda, de forma aberta as contribuições e críticas para o melhoramento da informação nele constante.
1.Borracha Natural
1.1. Breve historial
As primeiras informações sobre a descoberta da Borracha Natural datam de 1493 a 1496, quando em sua segunda viagem à América do Sul, Cristóvão Colombo viu nativos do Haiti brincando com bolas que eles faziam com uma seiva de cor branca leitosa extraída de árvores, que os nativos chamavam de “Cau-uchu”, que na língua nativa significava a árvore que chora.
O nome Borracha (Rubber) foi dado por John Priestly em 1770, quando